41 3209-9502
41 9-9920-6075
SIGA-NOS
Formulário de Contato
Sua Conta

Blog

Análise do Comportamento Aplicada: Validade Social

Análise do Comportamento Aplicada: Validade Social
Por Daiton Martins, ABA Practitioner


Análise do Comportamento Aplicada é uma ciência natural tendo como objeto de estudo o comportamento. A integridade de tratamento garante que as variáveis ​​independentes estejam sendo implementadas conforme planejado, permitindo fidelidade e precisão do procedimento que manipula o ambiente do comportamento. Já a validade social na pesquisa/tratamento vai de encontro com o objetivo principal da ABA: observar e melhorar comportamentos socialmente significativos. O termo “Importância Social” mencionado no artigo de Wolf (1978) é uma das menções mais discutidas sobre validade social em nossa ciência, representa a satisfação fornecida pelo nosso cliente e família. Wolf afirmou três níveis de validade social:

1. O significado social dos objetivos.
2. A adequação social dos procedimentos.
3. A importância social dos resultados.

O cliente tem o direito de nos fornecer feedback sobre os efeitos do tratamento, e esta medição subjetiva pode ajudar os analistas do comportamento a entender a perspectiva das necessidades do cliente. A importância social nos permite servir melhor a humanidade em nossa missão de melhorar comportamentos socialmente relevantes. 

O campo da Análise do Comportamento Aplicada está evoluindo na passagem do tempo, pois a ciência muda, e progride, os procedimentos baseados em evidências são mais sólidos e consistentes, e a chave para uma pesquisa/tratamento socialmente relevante é o vínculo direto entre integridade de tratamento e a validade social. Em outras palavras considerando, o controle experimental, a satisfação do cliente, com as metas, procedimentos e resultados das intervenções.

Proteja seu cliente de danos, respeite a autonomia e promova sua dignidade. Faça a diferença na vida destas pessoas!

References
Cooper, J. O., Heron, T. E., & Heward, W. L. (2020). Applied behavior analysis. 3rd Edition. Pearson Education, Inc.
Wolf M. M. (1978). Social validity: the case for subjective measurement or how applied behavior analysis is finding its heart. Journal of applied behavior analysis, 11(2), 203–214. https://doi.org/10.1901/jaba.1978.11-203

« Voltar