41 3209-9502
41 9-9920-6075
SIGA-NOS
Formulário de Contato
Sua Conta

Fonoaudiologia

Fonoaudiologia
A fonoaudiologia é fundamental na intervenção do TEA. Tendo em vista que um dos principais déficits do autismo está no desenvolvimento da linguagem, a presença de um fonoaudiólogo na equipe de intervenção é indispensável.

O que é a fonoaudiologia?
A fonoaudiologia é uma ciência que tem como objetivo a promoção de saúde e qualidade de vida, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia e aperfeiçoamento dos aspectos que envolvem a comunicação. Seu campo de estudo envolve o desenvolvimento de habilidades comunicativas, tais como: a linguagem escrita e oral, a cognição, a função auditiva e vestibular, a fluência e a articulação da fala, a voz, as funções estomatognáticas (sucção, mastigação e deglutição), os sistemas de comunicação alternativos, aumentativos ou suplementares, entre outros.

Qual o papel do fonoaudiólogo no desenvolvimento do indivíduo com Transtorno do Espectro do Autismo?
O objetivo maior da fonoaudiologia no desenvolvimento do indivíduo com Transtorno do Espectro do Autismo é melhorar os sintomas comportamentais, linguagem e comunicação verbal e não vocal. A intervenção precoce e contínua do fonoaudiólogo é de extrema importância pois, quanto antes o tratamento for iniciado, melhores serão os resultados em termos de desenvolvimento cognitivo, linguagem e habilidades sociais, capacitando-o para atuar no ambiente que o cerca.

Como é o processo terapêutico fonoaudiológico com autistas?
Inicia-se pela avaliação, identificando as características comunicativas necessárias para criar um plano terapêutico. A terapia de fala tem como objetivo, aumentar as interações comunicativas e categorias pragmáticas. É direcionada para a aquisição da linguagem e trocas fonéticas, possibilitando melhor compreensão da fala e, principalmente, no desenvolvimento da semântica e pragmática - que seria o uso da linguagem em contexto comunicativo de forma significativa, proporcionando autonomia e independência nas relações sociais.
 
Referência:
https://diariodainclusaosocial.com/2016/04/13/autismo-os-beneficios-da-fonoaudiologia/