41 3209-9502
41 9-9920-6075
SIGA-NOS
Formulário de Contato
Sua Conta

Blog

Homenagem a um mestre.

Escrito por: 
Amanda Bueno 
Diretora Clínica do CEDIN
Board Certified Behavior Analyst (BCBA) # 1-19-39885







 
O falecimento do José é, para mim, a maior perda que já sofri. Ele era meu mentor, meu professor favorito, meu guia, meu amigo, meu segundo pai. Era meu companheiro de músicas, de cerveja, de sakê, de grunge e metal, de comida tailandesa, de sarcasmo e de sonhos grandes. Ele me proporcionou as maiores lições que já aprendi. Ele me ensinou a pensar e agir, me ensinou que sou capaz do impossível, e que sou capaz de mudar a vida das pessoas. Ele tinha confiança na pessoa e profissional que me tornei. Ele só não me ensinou o que fazer sem ele.
 
“Hey babe, take a walk on the wild side”
De sua eterna aluna, Amanda Bueno
 
É com tristeza que comunicamos o falecimento de Jose Martinez-Diaz, um educador visionário que estabeleceu e liderou os programas de Análise do  Comportamento Aplicada da Florida Tech e obtendo destaque no mundo todo.
Dr. Martinez-Diaz nasceu em Cienfuegos, Cuba, em 1950 e imigrou com sua irmã para Miami, Flórida, em 1961, deixando temporariamente seus pais para trás.

Essa separação traumático teria um impacto profundo e duradouro em sua vida, despertando seu desejo de melhorar a vida de pessoas vulneráveis ​​que precisam tanto de conforto quanto de ação útil, disse ele em sua biografia. Essa determinação de “canalizar o medo, a raiva e o ressentimento em mudanças positivas para todas as pessoas” orientou seu compromisso vitalício com a análise do comportamento.
 
Ele se naturalizou em 1976 e, um ano depois, concluiu seu mestrado na West Virginia University. Ele recebeu seu Ph.D. em psicologia clínica, com ênfase em análise do comportamento e terapia, em West Virginia em 1984. Ele começou a trabalhar como analista do comportamento no final dos anos 1970 e ocupou vários cargos administrativos nos setores público e privado de 1988 a 1996.
 
Em 1997, o Dr. Martinez-Diaz fundou e presidiu a ABA Technologies Inc., uma empresa baseada na abordagem científica da análise do comportamento aplicada para compreender o comportamento. É especializada em design instrucional, tecnologia e consultoria organizacional.
 
Um ano depois Dr. Martinez-Diaz veio para Florida Tech e fundou o primeiro programa ABA da escola, que dirigiu até dezembro de 2018. Por vários anos, ele ensinou quase todos os cursos do programa obrigatório. Ele também fundou o programa ABA Online da Florida Tech e atuou como seu diretor de programa original, desenvolvendo ele mesmo a maior parte do material do curso para todo o programa. Sempre um passo à frente de todos os outros, ele estava desenvolvendo o material do curso para uma versão atualizada de seu programa online no momento de sua passagem.
 
No início, a Florida Tech era uma das poucas universidades nos Estados Unidos a oferecer um programa de desenvolvimento profissional online em ABA para aqueles que buscavam a certificação.
 
“Jose era um poço profundo de compaixão e bondade que nunca esquecerei”, disse o presidente da Florida Tech, T. Dwayne McCay. “Os desafios que superou e as adversidades que suportou poderiam tê-lo moldado de uma maneira diferente, mas ele tirou força de suas experiências de vida e isso o tornou tão bom no que fazia. Seu impacto na Florida Tech e em seus muitos alunos não pode ser exagerado, e todos nós sentiremos muita falta dele. ”
 
O Dr. Martinez-Diaz continuou a construir sobre a base que estabeleceu na Florida Tech, finalmente lançando vários programas de certificação e seis programas de graduação ABA, incluindo o programa de mestrado ABA, o programa de gestão de comportamento organizacional, um programa de mestrado baseado em Orlando, um programa Ph .D. e um programa híbrido online. Ele também estabeleceu a Escola de Análise Comportamental da universidade, o que permitiu a integração entre os vários programas ABA. Ele serviu como diretor da escola até dezembro de 2018.
 
Ele também estave envolvido na criação do Scott Center for Autism Treatment da Florida Tech.
 
Em 2013, foi nomeado reitor associado da Faculdade de Psicologia e Artes Liberais. Em 2019, ele começou a atuar como Professor Universitário.
 
“Ele era um farol de luz e gentileza pelo qual todos nós éramos atraídos, e o mundo agora é um lugar mais sombrio”, disse Lisa Steelman, reitora da Faculdade de Psicologia e Artes Liberais. “Nós nos fortalecemos sabendo que seu legado viverá nos alunos e programas que ele tanto amou”.
 
Fora da Florida Tech, o Dr. Martinez-Diaz esteve fortemente envolvido no fortalecimento e na ampliação de seu campo escolhido. Ele foi presidente da Associação de Análise do Comportamento da Flórida e, em 2005, recebeu o prêmio mais alto dessa organização, o Prêmio Charles H. Cox de Excelência em Serviços e Avanço da Análise do Comportamento na Flórida. Ele também atuou como membro do Comitê de Revisão de Análise de Comportamento da Flórida e do Comitê de Certificação de Análise de Comportamento da Flórida. Ele foi membro do conselho da Association of Professional Behavior Analysts, onde foi reconhecido com o Prêmio Jerry Shook por suas contribuições para o credenciamento profissional em análise do comportamento. Ele também foi membro do conselho do Behavior Analyst Certification Board por sete anos. Em 2019, ele recebeu o prêmio Distinguished Alumni do Eberly College of Arts & Sciences da West Virginia University.
 
O Dr. Martinez-Diaz também tinha outros interesses e paixões.
 
Possuía mais de 12.000 discos de vinil, 45.000 CDs e 14.000 vídeos (organizados por gênero e em ordem alfabética) e equipamentos audiovisuais de última geração para desfrutar de seu vasto acervo pessoal. Ele também era um devoto de sashimi.
 
A notícia de sua morte gerou uma onda de apoio e lembranças nas redes sociais, onde vários associados e ex-alunos escreveram sobre como o Dr. Martinez-Diaz mudou suas vidas com sua abordagem otimista e paixão pela análise aplicada do comportamento.

(Tradução livre do Memorial produzido pela Florida Tech)
ssomosraros, Eurodis, Ministério da saúde, OMS.

« Voltar