41 3209-9502
41 9-9920-6075
SIGA-NOS
Formulário de Contato
Sua Conta

Blog

Mas afinal, o que faz um RBT em ABA?

Traduzido e adaptado de: https://www.bacb.com/rbt/ 
Por Christiana Campos Biscaia

Mas afinal, o que faz um RBT em ABA?
 
RBT - REGISTERED BEHAVIOR TECHNICIAN
Sobre a Credencial
O Técnico Comportamental Registrado (do inglês Registered Behavior TechnicianTM RBT®) é um profissional que realiza práticas sob supervisão de um BCBA, BCaBA, ou BCBA-D. O RBT é responsável primário pela implementação direta de serviços analítico-comportamentais, como por exemplo, aplicação de programas e coletas de dados. O RBT não cria planos de intervenção ou avaliação. É responsabilidade do supervisor do RBT determinar quais tarefas o RBT deve realizar, relativas ao seu treinamento, experiência e competências.

Ética e Disciplina
Os RBTs devem receber instruções e avaliação em relação à ética e conduta profissional como sendo parte das exigências para obter a credencial. Além disso, cada RBT deve estar submetido ao Código de Concordância referente às práticas dos técnicos comportamentais.

Supervisão
O RBT terá, no mínimo, um Responsável Certificado, o qual está listado publicamente no Registro de RBT. Esse profissional é responsável por assegurar que o RBT esteja trabalhando sob supervisão de um profissional certificado pelo BACB.
O RBT não deve estar relacionado, ser superior, ou ser empregador do profissional que forneceu o treinamento, avaliação de competências, supervisão ou trabalha como Profissional Responsável Certificado. O emprego não inclui taxas de compensação pagas pelo RBT por serviços de supervisão.
O BACB tem o direito de fiscalizar o RBT, candidato a RBT ou Profissional Responsável Certificado a qualquer momento.

Nota: Indivíduos portando a credencial de BCBA já ultrapassaram os padrões necessários para obter as credenciais de RBT e de BCaBA.

Obtendo a Credencial de RBT
Os candidatos devem ter, no mínimo, 18 anos de idade, ensino médio completo, 40 horas de treinamento, realizar exame de antecedentes criminais, passar na Avaliação de Competências de RBT e passar na prova de RBT.   

Mantendo a Credencial de RBT
Os RBTs necessitam passar anualmente na Avaliação de Competências de RBT, completar uma renovação, receber supervisão constante e seguir o código de ética do BACB referente aos RBTs.


 
 

« Voltar