41 3209-9502
41 9-9920-6075
SIGA-NOS
Formulário de Contato
Sua Conta

Blog

Lançamento do Programa de Atenção ao Autismo

Foi lançado nesta terça-feira, 26, no Estado do Paraná, o Programa de Atenção ao Autismo, reivindicação antiga do deputado estadual Péricles de Holleben Mello (PT), que também é o autor da Lei 17555, de 2012, que institui no Paraná as diretrizes para a política estadual de proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA, que prevê o Programa.

O programa fará a capacitação para diagnósticos e tratamento de autistas, além da realização de cadastro da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e o Censo quadrienal sobre autismo no Estado.

Com investimento de R$ 2,7 milhões do governo do Estado, a capacitação se dará através de um convênio com o The Scott Center for Autism Treatment, da Florida Institute of Technology (EUA). O convênio terá a duração de dois anos e a formação é voltada a profissionais de saúde (médico, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, cirurgião-dentista) e gestores do SUS, tutores, professores, cuidadores e pais de pessoas com autismo.

No Centro Regional de Atendimento Integrado ao Deficiente – Craid, em Curitiba, haverá o serviço de referência estadual.

A governadora Cida Borguetti destacou a importância do programa. “Estamos iniciando um projeto de sucesso que possibilitará aos pais e educadores um conhecimento muito maior”, disse.

Para o deputado Péricles, o Programa cumpre uma lacuna essencial para melhorar a Saúde no Paraná. “São dezenas de milhares de famílias que serão atendidas. Estou nessa luta desde 2012 e me sinto recompensado com a assinatura do convênio com o Instituto da Flórida e com o estabelecimento do Programa de Atenção ao Autismo. Tudo isso é fruto da luta de muitos grupos de mães de autistas como a Aampara (Associação de Proteção aos Autistas), a Aproaut (Associação de Proteção aos Autistas de Ponta Grossa), do Grupo Anjo Azul, da Associação Kasa do Autista e muitos outros. Se não fosse o empenho dessas mães, nada disso aconteceria”, disse o parlamentar.

A analista de comportamento, Amanda Bueno, foi uma das idealizadoras do projeto para trazer a capacitação dos profissionais por meio do curso de Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavioral Analysis – ABA), ao Paraná. “Através da ciência a gente consegue dar para o indivíduo o poder de ser independente. Cerca de três mil servidores serão treinados e uma parcela deles treinarão outros. Depois o Paraná será dono da tecnologia, nós faremos uma transferência de tecnologia vitalícia do método ao Estado”, disse Amanda.

Segundo a criadora do Grupo de Apoio às Famílias de Autistas do Paraná, Fernanda Rosa, que é mãe de duas crianças com autismo, esse programa é um avanço que levará um atendimento de qualidade a todos as famílias, principalmente as mais carentes. “As mães extremamente carentes serão muito beneficiadas. A partir desse momento elas vão contar com tratamento de qualidade para seus filhos”, disse.




Fonte: http://periclesdemello.com.br/autismo-parana-lanca-programa-de-atendimento-a-pessoas-com-tea/

« Voltar