41 3209-9502
41 9-9920-6075
SIGA-NOS
Formulário de Contato
Sua Conta

Terapia ABA

O que é ABA?
Análise Aplicada do Comportamento (ABA) é uma ciência que utiliza princípios de aprendizagem e motivação oriundos de décadas de pesquisas científicas com a finalidade de solucionar problemas comportamentais socialmente significantes.
 
Quem está capacitado para prestar serviços de ABA?
Profissionais que trabalham com ABA possuem uma credencial fornecida pelo BACB® - Behavior Analyst Certification Board (Comitê de Certificação do Analista do Comportamento). Serviços em ABA são supervisionados por um BCaBA® - Board Certified Assistant Behavior Analyst (Analista do Comportamento Assistente Certificado pelo Conselho), por um BCBA® - Board Certified Behavior Analyst (Analista do Comportamento Certificado pelo Conselho) ou por um BCBA-D® - Board Certified Behavior Analyst - Doctoral (Analista do Comportamento Certificado pelo Conselho - nível Doutorado). O único que trabalha diretamente com a criança é o RBT® (Técnico de Comportamento Registrado), sendo também o único cujo comportamento afeta a vida do cliente fora do contexto clínico (Tarbox & Tarbox, 2017). Esse profissional é responsável pela implementação de serviços analítico-comportamentais definidos por seu supervisor (Behavior Analyst Certification Board, 2013). 
 
Por que a ABA é eficaz para intervenções voltadas a pessoas com autismo?
O TEA exige um diagnóstico preciso, visto que é caracterizado por uma série de disfluências em áreas como atividades de vida diária, interação social, habilidades acadêmicas, comunicação funcional, entre outras. Todas essas características podem ser mensuradas, pois os sintomas de autismo são comportamentais. Visto que o objeto de estudo da ABA é o comportamento, ou seja, ações que podem ser observáveis e mensuráveis, a intervenção dentro dessa ciência torna-se efetiva para uma “extensão socialmente aceitável e significativa” no tratamento do TEA. Visto que a ABA tem foco em generalizar comportamentos aprendidos para ambientes frequentados diariamente pelo indivíduo, treinamentos são implementados para ensinar habilidades sociais significativas e reduzir probabilidades de que comportamentos-problema ocorram (como acessos de raiva, agressão em relação a si e aos outros, etc.) (KANCHWALA, 2015).
 
Como funcionam os serviços em ABA voltados para pessoas com TEA?
Serviços de ABA devem incluir (porém, sem limitar-se) a condução de avaliações comportamentais, análise de dados, escrita e revisão de planos de tratamento analítico-comportamentais, treinamento de outras pessoas para implementar componentes de planos de tratamento e supervisão da implementação de planos de tratamento. Analistas do comportamento estão qualificados para oferecer serviços a clientes com uma variedade de necessidades, incluindo melhorias na organização funcional (por exemplo, performance de equipe, administrar intervenções estruturais), déficits de habilidades (por exemplo, comunicação, comportamento adaptativo), e comportamentos- problema (por exemplo, agressão, comportamento auto lesivo), entre outros (Behavior Analyst Certification Board, 2013). 
 
O uso da Análise Aplicada do Comportamento voltada para o autismo baseia-se em diversos passos:
1- avaliação inicial.
2- definição de objetivos a serem alcançados.
3- elaboração de programas/procedimentos.
4- ensino intensivo.
5- avaliação do progresso.

A lista de objetivos a serem alcançados é definida pelo profissional, juntamente com a família com base nas habilidades iniciais do indivíduo. Assim, o envolvimento dos pais e de todas as pessoas que participam da vida da criança é fundamental durante todo o processo.
 
KANCHWALA, A. What is ABA. The Autism Helper. 2015. Disponível em http://theautismhelper.com/aba-101-what-is-aba/ Acesso em 19.jun.2018 às 15:30
TARBOX, J., TARBOX, C.  Training Manual for Behavior Technicians Working with Individuals with Autism. 1st Edition. Academic Press. 2016.