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Terapia ABA

ABA consiste no ensino intensivo de habilidades necessárias para que o indivíduo diagnosticado com autismo ou transtornos de desenvolvimento se tornem independentes. O tratamento baseia-se em anos de pesquisa na área da aprendizagem e é hoje considerado o mais eficaz.

Análise do Comportamento é o estudo científico dos princípios de aprendizagem e comportamento. Duas áreas de estudo primárias são a Análise Experimental do Comportamento (AEC) e a Análise Aplicada do Comportamento (ABA - do inglês Applied Behavior Analysis). A Análise Experimental do Comportamento é a base científica da Análise Aplicada do Comportamento (ABA).

ABA é uma aproximação sistemática na influência de comportamentos socialmente importantes através da identificação de variáveis ambientais confiáveis e a produção de mudanças comportamentais que utilizam esses resultados. Praticantes da análise do comportamento oferecem serviços que são consistentes com as dimensões do ABA.

Serviços comuns devem incluir (porém, sem limitarem-se) a condução de avaliações comportamentais, análise de dados, escrever e revisar planos de tratamento analítico-comportamentais, treinar outras pessoas para implementar componentes de planos de tratamento e supervisionar a implementação de planos de tratamento. Analistas do comportamento estão qualificados para oferecer serviços a clientes com uma variedade de necessidades, incluindo melhorias na organização funcional (por exemplo, performance de equipe, administrar intervenções estruturais), déficits de habilidades (por exemplo, comunicação, comportamento adaptativo), e comportamentos problema (por exemplo, agressão, comportamento auto lesivo), entre outros.
(Fonte: https://bacb.com/about-behavior-analysis/)
 
O uso da Análise Aplicada do Comportamento voltada para o autismo baseia-se em diversos passos:
1- avaliação inicial.
2- definição de objetivos a serem alcançados.
3- elaboração de programas/procedimentos.
4- ensino intensivo.
5- avaliação do progresso.

O tratamento comportamental caracteriza-se pela experimentação, registro e constante mudança. A lista de objetivos a serem alcançados é definida pelo profissional, juntamente com a família com base nas habilidades iniciais do indivíduo. Assim, o envolvimento dos pais e de todas as pessoas que participam da vida da criança é fundamental durante todo o processo.